E. E. Jesuíno de Arruda

LOCAL: Escola Estadual Jesuíno de Arruda
DATA: 2017
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: 35 alunos

Foram realizadas duas oficinas na Escola Estadual Jesuíno de Arruda, com uma turma de alunos do Ensino Fundamental II, priorizando atividades vinculadas a percursos pela escola. Por meio de uma atividade em que os espaços preferidos dos alunos foram percorridos (oportunidade na qual conversou-se a respeito dos atributos de cada espaço), ampliou-se o debate relativo aos os espaços públicos preferidos pelos alunos na cidade de São Carlos, de modo a buscar identificar quais eram as características, equipamentos e elementos que os tornavam agradáveis. Na primeira parte da oficina, os alunos realizaram um trajeto pela escola, enquanto os membros do grupo faziam alguns questionamentos, como: “o que você mudaria na escola?” “Quais são os elementos positivos e negativos desse espaço?”, entre outros. Em seguida, com os alunos divididos em grupos, foi apresentado um mapa esquemático da escola, no qual eles desenharam, circulando algumas áreas do prédio, a fim de registrar suas impressões a respeito de cada espaço (pátio, jardim, cantina, horta, etc.) Na segunda parte, ocorreu uma discussão sobre a atividade anterior, quando cada grupo relatou suas percepções. Depois, conversou-se com os alunos a respeito da atividade realizada, questionando-os se já haviam tido a oportunidade de refletir sobre os espaços da escola. Também houve uma discussão sobre os espaços de permanência dos alunos fora do ambiente escolar, enquanto eles foram instigados a representar esses ambientes por meio de desenho, escrita e/ou colagem. De modo geral, a atividade concretizou seu objetivo de propiciar uma reflexão dos alunos acerca dos espaços livres de permanência dentro e fora da escola, instigando a reflexão sobre os aspectos positivos e negativos dos espaços frequentados, assim como a importância da vegetação e do mobiliário urbano para a qualidade espacial.