Se todos nós habitamos a cidade, por que não aprendemos e discutimos a seu respeito na escola?
A cidade onde as pessoas moram, trabalham, circulam e se divertem, muitas vezes, é também o lugar caracterizado pela falta de entendimento de sua produção, das relações e dos processos que regem o seu funcionamento cotidiano. A estrutura urbana, a legislação, as redes de serviços, como água, esgoto, energia elétrica, etc. e, também, educação, saúde, transporte, dentre outros, são tidos como itens exclusivos do conhecimento especializado e erudito, portanto, não compartilhado e alheio por definição ao conjunto dos moradores. É a partir da assimilação dessa dimensão opaca, que nubla a compreensão do cotidiano vivido nas cidades, que se dá a construção do Grupo de Extensão e Pesquisa Cartilha da Cidade. Criado em 2011 pelo prof. Miguel Buzzar, o Grupo atua em diversas frentes para incentivar o debate sobre a cidade, seu funcionamento, seus problemas e questões, acreditando que um conhecimento mais aprofundado sobre a produção do espaço urbano, a presença e utilidade dos equipamentos e redes de serviços públicos caminha no sentido de possibilitar uma melhor compreensão da cidade e da vida urbana, fomentando desta forma, a construção da autonomia política e social dos moradores. E esse conhecimento sobre a cidade pode chegar a todas e todos por um processo colaborativo e lúdico de pesquisa e extensão universitária!
Objetivos
O objetivo central do projeto é discutir e revelar a cidade, seus recursos e serviços, seu funcionamento e práticas, bem como, a espacialização dos distintos interesses sociais e econômicos, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas de São Carlos, mas, também, para os moradores em geral. A partir da percepção de que as cidades hoje possuem dinâmicas socialmente problemáticas, o projeto objetiva, através de práticas interativas, transmitir o conhecimento para que crianças e jovens se apropriem de informações e conhecimentos relativos à cidade a fim de que construam entendimentos para discuti-la apropriadamente e proponham alternativas ao seu desenvolvimento. Nesse sentido, o projeto busca contribuir para a formação cidadã, estimulando processos que auxiliem crianças, jovens e demais moradores, a se reconhecerem enquanto membros de uma sociedade, que sem ser homogênea, vive e constrói um lugar comum, a própria cidade.
Metodologia
Com esse objetivo, o grupo tem desenvolvido suas atividades em três frentes: 1. Elaboração e publicação de material didático que trata de temáticas urbanas de modo ilustrado, como o primeiro volume da Cartilha da Cidade; 2. Desenvolvimento do Jogo “Agentes Urbanos e Cidade Participativa”; 3. Realização de Oficinas Urbanas — atividades participativas desenvolvidas sobretudo em escolas, com experiências também em outros espaços públicos —, a partir dos materiais desenvolvidos pelo grupo (a publicação da Cartilha da Cidade e do Jogo). O primeiro volume da Cartilha da Cidade e todo material relacionado ao Jogo estão disponíveis para download e utilização neste site. Dessa forma pretende-se construir uma rede de pesquisadores, professores, alunos e cidadãos que se interessem por essa temática e se apropriem dessa experiência de pesquisa e extensão universitária, para que assim possam despertar um outro olhar para as cidades.
Produção acadêmica
Os membros do Grupo participam constantemente de eventos e congressos, apresentando e divulgando os resultados das atividades desenvolvidas. Essas participações ocorrem também com a publicação de textos e artigos, que buscam aprofundar os debates levantados pelo Grupo. As publicações estão disponíveis online e podem ser acessadas pelos links abaixo.
1. A Cartilha da Cidade: a extensão como meio de alfabetização urbanística e ressignificação do privilegiado campo do conhecimento arquitetônico e urbanístico.
9º PROJETAR
Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1164.
2. Educação urbana: um caminho para o Direito à Cidade.
III SIBOGU – SIMPÓSIO BRASILEIRO ONLINE DE GESTÃO URBANA
Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002983609.
3. Cartilha da Cidade.
Livro: QUANDO OS OHOS SE ABREM: Educação Infantil em contexto
Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/ALEXANDRE_EBOOK-1-1.pdf.
4. Cartilha da cidade, agentes urbanos e a cidade participativa.
XXVI ENCUENTRO DE LA RED UNIVERSITARIA LATINOAMERICANA DE CÁTEDRAS DE VIVIENDA
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1maH8bGxnBasowK1yDuIxYckqsp6RVUJ-/view.
5. Desafios Cartilha da Cidade: Formas de Educação Urbana
15º Café com Pesquisa
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1x3BlNHyeqm5WpN-6lS6EPk1J3VSxHMSK/view.
6. A Cartilha da Cidade: A Educação Urbana para a Formação Cidadã.
VI ENANPARQ
Disponível em: http://enanparq2020.com.br/wp-content/uploads/2021/03/VI-ENANPARQ_ANAIS-EIXO-5_05MAR21-1.pdf.
7. Educação urbana: por uma cidade participativa.
VII ENANPARQ
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/11wutL_DnX4E6hxIRVzJZyPbYkzQARM8C/view.
8. Jogo “Territórios de negociação: Operação Urbana Centro”.
VII ENANPARQ
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1XLCg7AeOGcHb-SouxlmP7wPcMU4Limoq/view.
Bolsas e editais
O projeto Cartilha da Cidade já obteve aprovação para recebimento de bolsas em alguns editais oferecidos pela Universidade de São Paulo, que permitiram o contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto:
1 – Projeto “FINEP HAB24TS (Habitação de Interesse Social / Tecnologia Social) MORAR.TS”. 2 – Subprojeto “Desenvolvimento de TS para Construção, Recuperação, Manutenção e uso Sustentável de Moradias, Especialmente HIS, e para Redução de Riscos Ambientais”. 3 – Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB/USP) na vertente cultura e extensão (2016-2017, 2017-2018, 2018-2019, 2019-2020, 2020-2021, 2021-2022). 4 – Programa Aprender com Cultura e Extensão (2015-2016). 5 – Programas Unificados de Bolsas Edital Santander/USP/FUSP (2017). 6 – Edital USP Empreendedorismo Social (2018). 7 – Edital Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus Campi (2021).