Apresentação
A cidade onde as pessoas moram, trabalham, circulam e se divertem, muitas vezes, é também o lugar caracterizado pela falta de entendimento de sua produção, das relações e dos processos que regem o seu funcionamento cotidiano. A estrutura urbana, a legislação, as redes de serviços, como água, esgoto, energia elétrica, etc. e, também, educação, saúde, transporte, dentre outros, são tidos como itens exclusivos do conhecimento especializado e erudito, não compartilhado e alheio por definição ao conjunto dos moradores. É a partir da assimilação dessa dimensão opaca, que nubla a compreensão do cotidiano vivido nas cidades, que se dá a construção do Projeto de Extensão e Pesquisa Cartilha da Cidade, do Grupo de Pesquisa ARQUITEC do Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP.
O Projeto, nas suas várias formações, atua em diversas frentes para incentivar o debate coletivo sobre a cidade, seu funcionamento, seus problemas e disputas territoriais, acreditando que um conhecimento mais profundo sobre a produção do espaço urbano, a presença e utilidade dos equipamentos e redes de serviços públicos caminha no sentido de possibilitar uma melhor compreensão da cidade e da vida urbana, fomentando desta forma, a construção da autonomia política e social dos moradores.
O grupo, com o objetivo de levar esse debate sobre a cidade a todas e todos por um processo colaborativo e lúdico de pesquisa e extensão universitária, realiza há 8 anos, sobretudo, em escolas públicas, as Oficinas Urbanas, nas quais várias situações urbanas são problematizadas com o objetivo de fomentar a compreensão sobre a própria cidade.
Buscando expandir as atividades e objetivos do projeto, constituindo uma rede com pesquisadores, arquitetos, urbanistas, pedagogos, professores e interessados em geral, será realizado nos dias 13 e 14 de setembro de 2023 o I Colóquio da Cartilha da Cidade. O evento contará com espaços de discussão, apresentações de profissionais, grupos e projetos envolvidos na temática urbana, sobretudo em atividades voltadas para crianças e jovens, com o intuito de compartilhar e discutir conhecimentos e experiências cujo objetivo seja contribuir para a formação cidadã, permitindo que cada um se reconheça como um agente social que possa contribuir para a transformação e construção de cidades socialmente mais justas.
Com a expectativa de consolidar uma discussão necessária relativa ao urbano, valendo-se de pontos de vistas distintos dos participantes do evento, o I Colóquio da Cartilha da Cidade também propõe a construção de uma carta direcionada às secretarias municipais e estaduais de educação sobre a importância e a necessidade da inclusão de temáticas sobre a cidade, seus processos e agentes na formação de crianças e jovens.
Informações
Datas: 13 e 14 de Setembro de 2023
Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Convidadas e convidados
Programação
Organização
Miguel Buzzar
Tomas Moreira
Fernanda Fachi
Daniel Nardini
Juliana Braga
Diandra Franco
Apoio
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP
Comissão de Cultura e Extensão do IAU USP