Colégio CAASO

LOCAL: Colégio CAASO
DATA: maio de 2018
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: 40 alunos do ensino médio

Esta oficina, trabalhada com 40 alunos, foi a primeira em que o jogo Agentes Urbanos e Cidade Participativa foi aplicado. Foi iniciada com a apresentação do projeto Cartilha da Cidade e, na sequência, foram explicadas as regras do jogo, os alunos foram divididos em agentes de uma cidade hipotética e, então, leram suas fichas com suas respectivas funções. Após a leitura das fichas, as dicas foram entregues e foi dado início ao jogo. Os alunos do Colégio CAASO participaram ativamente da atividade, levantaram questionamentos que foram muito importantes para o debate e, com base nesta dinâmica, foi possível delimitar de forma mais precisa o tempo necessário para o desenvolvimento e preparação das oficinas seguintes. O retorno dos professores também foi expressivo para o desenvolvimento com outras turmas, visto que várias sugestões e possibilidades foram colocadas, dentre elas trazer o conteúdo de outras disciplinas para a temática do jogo.