1º Desafio IAU

LOCAL: IAU USP
DATA: 23 de agosto de 2019
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: cerca de 50 alunos de duas escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio de São Carlos

Em agosto de 2019, o grupo realizou o primeiro Desafio IAU, juntamente com a comissão organizadora da V Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (SEMANAU) e com alunos de graduação e pós-graduação do IAU-USP. O encontro final do Desafio aconteceu no período da Semana Acadêmica. O objetivo foi convidar alunos e professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas de São Carlos, para refletir e gerar um debate a respeito de questões e problemas cotidianos das cidades, fortalecendo assim, o vínculo e o compromisso da universidade pública para com os cidadãos em formação. O Desafio surgiu como proposta de uma atividade permanente, a ser repetida anualmente, envolvendo alunos do ensino público de São Carlos, aproximando-os da universidade A ideia é que em todos os anos sejam trabalhadas temáticas urbanas diferentes, sempre buscando levantar questões que instiguem um olhar crítico para as problemáticas da cidade, especialmente em situações que podem ser observadas e vivenciadas na própria cidade dos estudantes, São Carlos. Em 2019, o questionamento colocado pelo primeiro Desafio IAU se tratava de “Como melhorar a nossa cidade?”. O resultado dessa reflexão deveria ser representado em forma de uma maquete. Para uma primeira realização, o tema proposto foi mais amplo, permitindo que os alunos propusessem abordagens diversas. Foi uma experiência interessante para o grupo, que pôde notar quais as questões mais recorrentes entre os estudantes, não somente pelo resultado final, mas principalmente pelas discussões e questões que foram abordadas no processo de desenvolvimento da ideia e de concepção das maquetes, acompanhados pelos membros da Cartilha da Cidade, a partir de visitas às escolas durante o processo. Os estudantes demonstraram reconhecer algumas das principais problemáticas da cidade de São Carlos, além de demonstrarem empenho em encontrar alternativas para solucioná-las e representá-las visualmente na maquete.