UNISANTA

LOCAL: Universidade Santa Cecília – Santos/SP
DATA: setembro de 2022
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: 43 graduandos

A oficina do projeto Cartilha da Cidade, realizada na cidade de Santos – SP, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em 21 de setembro de 2022, por ocasião da Jornada Santista do Patrimônio Histórico, contou com a participação de 43 discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Para a realização do jogo Agentes Urbanos e a cidade participativa, optou-se pela versão de número 4, indicada para alunos de graduação, cujos agentes urbanos são Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Secretaria de Habitação, Empreendedor Imobiliário, Ministério Público, Imprensa, Associação de Moradores, Sindicato do comércio, ONG direitos humanos, cidade e cultura e Movimentos pró-moradia. A situação-problema escolhida foi a de número 5 pelo fato de que aborda a temática patrimonial – questão em pauta na Jornada. O jogo desenvolveu-se com ampla participação e afinco dos discentes; os grupos exerceram seus papéis de agentes urbanos muito conscientes de seus interesses; e a dinâmica foi enriquecida com a participação de alguns dos docentes da instituição, que, no papel da imprensa, instigaram os discentes e auxiliaram na compreensão da importância de se pensar a cidade e de participar de sua conformação.