Como tratar de temas sobre a cidade de uma forma interativa e lúdica? E se a cidade virasse um jogo?
Nós do Grupo Cartilha da Cidade também achamos que seria muito bacana tratar sobre temas urbanos a partir de um jogo, tendo como tabuleiro a maquete de uma cidade imaginária! Nesse sentido, o jogo pretende auxiliar educadores, estudantes e demais interessados a debater os problemas presentes nas cidades em que vivemos!
Conheça nosso jogo
Depois de realizar diversas oficinas em escolas públicas da cidade de São Carlos/SP, os integrantes do Grupo Cartilha da Cidade desenvolveram um jogo para tratar de forma mais concreta, interativa e lúdica diversos problemas presentes nas cidades em que habitamos: o jogo “Agentes Urbanos e a Cidade Participativa”. O jogo está estruturado a partir de situações-problema, elaboradas a partir de problemas reais das cidades, e propõe que os participantes, organizados em agentes urbanos com interesses específicos, cheguem a possíveis soluções para as situações através de discussões e diálogos. A base do jogo é uma maquete da cidade fictícia Rios Perenes, que permite elucidar a territorialização das situações-problemas e dar concretude para as ações dos agentes.
Sendo um jogo aberto, o seu “resultado” pode caminhar no sentido de propostas que busquem a construção de soluções comuns a todos os agentes, que conciliem interesses distintos, mas também outras que explicitem as diferenças de objetivos e de atuação na cidade, conforme o interesse dos distintos agentes urbanos. O jogo é pensado como um dispositivo para reconhecer e impulsionar o exercício da alteridade, fundamental para a construção de um convívio democrático. O principal objetivo do jogo não é vencer, e sim, que haja debate de ideias e diálogo entre todos os agentes e com um desfecho, em princípio, satisfatório para todos, ou que coloque em perspectiva uma solução que contemple interesses distintos, aproximando-se de uma situação real. Dessa forma, os participantes exercem o diálogo reconhecendo o outro, agindo de forma interativa, desenvolvendo um senso crítico sobre a cidade e, espera-se, contribuindo para a formação cidadã.
A equipe do projeto desenvolveu 5 versões das situações-problema, destinadas a diferentes faixas etárias e formações. Cada versão possui um glossário com definições de termos e expressões relacionadas à cidade e ao espaço urbano, contribuindo para construção do conhecimento sobre a cidade. O glossário também pode ser acessado aqui. O jogo conta ainda com o Manual, que explica sua dinâmica e regras, e a História da Cidade, que apresenta características da cidade Rios Perenes e descrições dos Agentes Urbanos. Todas as versões, assim como os demais materiais necessários para a aplicação do jogo, inclusive uma versão do tabuleiro, estão disponíveis para download e a dinâmica pode ser realizada por qualquer pessoa interessada. Confira nos links abaixo!
Versão 0
Indicada para Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I
Versão 1
Indicada para 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I
Versão 2
Indicada para Ensino Fundamental II
Versão 3
Indicada para estudantes do ensino médio
Versão 4
Indicada para estudantes de graduação e graduados
Manual
Manual com as regras do Jogo Agentes Urbanos e a Cidade Participativa
História da cidade e agentes urbanos
Texto com a história da cidade Rios Perenes, cidade fictícia onde são propostas as situações-problema, e com as descrições dos agentes urbanos envolvidos
Mapa da Cidade
Mapa da cidade Rios Perenes utilizada no Jogo Agentes Urbanos e a Cidade Participativa