Creche USP 02

LOCAL: Creche da USP
DATA: março-junho de 2019
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: cerca de 10 alunos da creche

Após realizar a primeira oficina, em novembro de 2018, houve interesse em dar continuidade ao projeto Cartilha da Cidade com atividades regulares na Creche da USP. Atendendo a essa demanda, portanto, foi elaborado um modelo de Oficina com 11 encontros (sessões) ao longo do primeiro semestre de 2019, ilustrados por meio de um desenho contínuo, complementado pelas crianças ao final de cada encontro, referente ao conteúdo em discussão nas atividades. Sessões e temáticas da Oficina 2019:

-Casa e calçada (09/04/2019): As atividades buscaram trabalhar a sensibilidade das crianças a respeito do lugar onde moram, questionando-as se residem em casa ou em apartamento, para estimular o debate sobre os principais modelos de moradia e suas diferenças entre si.

-Rua (19/04/2019): Iniciou-se uma discussão sobre “brincadeiras de rua”, para desenvolver a percepção sobre as possibilidades de apropriação existentes na rua em que residem. Discutiu-se as mudanças na utilização da rua com o passar dos anos, cada vez menos como um local de brincadeira e cada vez mais como um espaço voltado à circulação de veículos.

-Elementos urbanos da cidade (23/04/2019): Construção oral de uma história coletiva a partir de figuras representativas, para estimular a compreensão dos elementos que compõem as ruas da cidade, como semáforos, faixas de pedestres, lixeiras, postes, etc.

-Visita à Praça XV de Novembro (02/05/2019): a visita à Praça XV de Novembro, localizada em frente à creche, foi proposta para despertar a sensibilidade das crianças sobre o conceito de espaço público e delimitação de quadras, além de incentivar o reconhecimento dos elementos urbanos vistos na atividade anterior a esta.

-Disposição das quadras e usos mistos (07/05/2019): Nesta oficina foram trabalhados conceitos de quadras e seus componentes. Foi levantada a importância de existirem equipamentos urbanos (escolas, hospitais, mercados, farmácias, espaços de lazer) próximos à moradia. Utilizando-se uma maquete, foram colocados alguns exemplos de representações genéricas de cidade, alterando a localização dos equipamentos, como forma de suscitar o debate sobre o tempo de deslocamento de um lugar para o outro. Foram apresentadas situações de uso misto comuns, possivelmente já presentes no cotidiano das crianças, para introduzir o conceito e também as consequências provenientes deste tipo de uso do solo urbano.

-Os rios na cidade (16/05/2019): a atividade foi introduzida com a reprodução do som da água do rio. Os alunos foram questionados sobre onde se costuma ouvir esse som e, a partir disso, procurou-se desenvolver a compreensão coletiva sobre qual a relação existente entre as pessoas da cidade e a água. Foi utilizado um mapa de São Carlos com indicações dos rios e pontos conhecidos pelos alunos, para destacar a proximidade desses lugares aos rios urbanos. Em seguida, para demonstrar a permeabilidade da terra, foi realizada uma experiência derramando um pouco de água na terra e um pouco no concreto, a fim de destacar a importância das áreas verdes para a drenagem das cidades.

-Como a água chega às casas (21/06/2019): a atividade foi projetada para que as crianças compreendessem a procedência da água usada em seu dia a dia; quais os pontos de coleta de água no município de São Carlos e a respeito da importância de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Para ilustrar, foi utilizada uma música que descrevia o ciclo e os caminhos da água em conjunto com um desenho em folha A0 que representava o caminho percorrido pela água desde o ponto de coleta até as residências.

-Como a energia chega às casas (30/05/2019): A partir de ilustrações, foram discutidas nesta oficina quais atividades utilizam energia elétrica, assim como de onde esta energia é proveniente, quais são as fontes de energia existentes e quais são as mais comuns em nossa região.

-Visita ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo (04/06/2019): A fim de aproximar os alunos com o espaço do Campus da Universidade de São Carlos e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAUUSP), foi realizado um passeio pelo campus, para identificar elementos urbanos, como faixas elevadas e rampas para pessoas com mobilidade reduzida, também presentes dentro da USP. No IAUUSP, os alunos tiveram contato com maquetes produzidas pelos estudantes do instituto e com ferramentas de análise, como o heliodon.

-Resíduos Sólidos (13/06/2019): foi discutido com os alunos acerca da separação dos resíduos sólidos em recicláveis, orgânicos e rejeitos. Conversou-se sobre a importância da reciclagem, a função de um aterro e o processo de compostagem, assim como sobre evitar o desperdício de alimento.

-Espaços públicos (02/07/2019): Nesta atividade os alunos foram questionados sobre o que é um equipamento e instigados a discutir sobre a necessidade social e o caráter públicos destes equipamentos, que são destinados a todos os cidadãos para prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade: escolas, hospitais, centros culturais, abastecimento de água, serviços de esgotos, rede telefônica e gás canalizado, entre outros.

A finalização das oficinas foi realizada no dia 22/08/2019, tendo como etapa final do trabalho desenvolvido ao decorrer do semestre a elaboração conjunta de uma maquete. Na maquete, foi elucidado tridimensionalmente o conteúdo discutido, a fim de conectar e efetivar as temáticas tratadas. As peças foram representadas por materiais recicláveis levados pelos alunos e utilizados para representar estabelecimentos, imóveis, mobiliário urbano e instrumentos de sinalização.