E. E. Louis Braille

LOCAL: Escola Estadual Louis Braille
DATA: junho de 2019
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: cerca de 40 alunos de Ensino Fundamental II

Em Guarulhos, o grupo realizou uma oficina na Escola Estadual Louis Braille, localizada em uma região periférica da cidade. A situação-problema foi trabalhada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio e buscou-se a semelhança com o bairro em que a escola está inserida, apontando questões como a carência de espaços de esporte e lazer no bairro voltados à comunidade. Os posicionamentos foram diversos e o debate bastante intenso. Considerando que a situação-problema trazia questões vinculadas à violência e insegurança, assunto já amplamente debatido, muitos defenderam a construção de um shopping, afirmando que o empreendimento poderia revitalizar a área, trazer mais segurança e gerar novos empregos, enquanto a escola poderia continuar sendo usada como espaço de esporte e lazer. Outros alunos reafirmaram a importância de espaços recreativos no bairro e optaram pela construção de um centro de esportes e cultura. Ao fim da oficina, foi perceptível que os adolescentes relacionaram de imediato o cenário da situação-problema com vivências próprias, inclusive levaram exemplos de seu cotidiano para justificar e argumentar a favor de algum posicionamento. Com isso, foi notável o caráter fundamental destes espaços de debate e, sobretudo, a potencial contribuição destes estímulos para a formação cidadã e análise crítica frente às questões vivenciadas cotidianamente no espaço urbano.